Sangramento no início da gestação
Se tiver um sangramento no início da sua gestação, não está sozinha. Muitas outras gestantes também têm sangramentos no início da gestação. E, na maioria dos casos, não tem nada de errado. Porém, ainda assim é importante relatar isso ao seu médico. Ele pode querer fazer exames para descobrir por que você está sangrando. Ligue para o seu médico se detectar sangue durante a gestação. Se o seu tipo sanguíneo for negativo, informe isso ao médico. Isso ajuda a determinar se você precisa de um tratamento com imunoglobulina anti-D.
O que causa o sangramento no início da gestação?
A causa do sangramento no início da gestação muitas vezes é desconhecida. Porém, vários fatores no início da gestação podem causar um sangramento leve (escape) ou mais intenso. Eles incluem:
-
Relações sexuais
-
Quando o embrião é implantado na parede uterina
-
Sangramento entre a membrana da bolsa e o útero (sangramento subcoriônico)
-
Perda da gravidez (aborto espontâneo)
-
O embrião é implantado fora do útero (gestação ectópica)
Se detectar sangramento de escape
Sangramentos leves são os mais comuns no início da gestação. Se for o seu caso, ligue para o seu médico. É provável que ele dirá que você pode cuidar de si mesma em casa.
Se exames forem necessários
Dependendo do volume do sangramento, o seu médico pode pedir que você realize alguns exames. Um exame pélvico, por exemplo, pode ajudar a acompanhar o progresso da sua gestação. Também pode ser necessário fazer um ultrassom ou exame de Doppler. Esses exames de imagem utilizam ondas sonoras para conferir a saúde do seu bebê. O ultrassom pode ser feito na sua barriga ou dentro da sua vagina. Também pode ser necessário fazer um exame de sangue especial. Esse exame compara os seus níveis hormonais em amostras de sangue coletadas com 2 dias entre elas. Os resultados podem ajudar o seu médico a entender melhor como o embrião foi implantado. O seu tipo sanguíneo também precisa ser verificado para avaliar se você precisará fazer um exame de sensibilização Rh.
 |
O ultrassom pode ajudar a verificar a saúde do seu feto. |
Sinais de alerta
Se o seu sangramento não parar ou se você tiver qualquer um dos seguintes sintomas, procure ajuda médica imediatamente:
-
Saturar um absorvente sanitário a cada hora
-
Sangramento semelhante à menstruação
-
Cólica ou dor intensa na barriga
-
Sensação de tontura ou desmaio
-
Tecido passando pela sua vagina
-
Sangramento a qualquer momento depois do primeiro trimestre
Perguntas que lhe podem ser feitas
Não é normal sangrar no início da gestação. Porém, é comum. Caso você veja algum sangramento, pode ficar preocupada. Porém, lembre-se de que o sangramento por si só não significa que algo esteja errado. É só se lembrar de ligar para o seu médico imediatamente. Ele pode fazer algumas perguntas como estas para ajudar a descobrir a causa do seu sangramento:
-
Quando o seu sangramento começou?
-
O seu sangramento é muito leve ou é como a sua menstruação?
-
O sangue é vermelho vivo ou amarronzado?
-
Você teve relações sexuais recentemente?
-
Sentiu alguma dor ou cólica?
-
Sentiu fraqueza ou desmaiou?
Monitorando a sua gestação
Muitas vezes, o sangramento começa e para subitamente. A sua gestação pode voltar a progredir normalmente. Você pode precisar de algumas consultas pré-natais adicionais. Porém, é muito provável que você e o seu bebê fiquem bem.