Krames by WebMD Ignite
Health Encyclopedia
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

Fototerapia para icterícia neonatal

A icterícia é um amarelamento da pele e do branco dos olhos. Ela vem de uma substância amarela chamada bilirrubina. A bilirrubina é produzida quando as hemácias se rompem. Ela é processada pelo fígado do bebê. E depois sai do corpo por meio da urina e das fezes do bebê. Se o bebê não estiver comendo e defecando muito, ficará mais difícil expelir a bilirrubina.

A bilirrubina deixa a pele e o branco dos olhos ictéricos (amarelados). Isso é normal após o parto, pois as hemácias do bebê se rompem mais facilmente, e o fígado dele é menos maduro. Aliás, cerca de metade dos recém-nascidos tem icterícia na primeira semana de vida. Geralmente, ela é temporária e não requer tratamento. Porém, em alguns casos, uma icterícia mais grave é um sinal de que o corpo do bebê não consegue lidar com a bilirrubina rápido o suficiente. Se os níveis de bilirrubina subirem demais, pode ser prejudicial ao cérebro e ao sistema imune em desenvolvimento do bebê. Nesses casos, o bebê precisa de fototerapia. O tratamento ajuda a acelerar a eliminação da bilirrubina, mudando-a para uma forma que o corpo consegue expelir com mais facilidade.

Como funciona

Lâmpada de fototerapia

Um método de tratamento da icterícia utiliza uma lâmpada de fototerapia. Esse método geralmente é feito no hospital. A fototerapia geralmente é receitada em unidades únicas, duplas ou triplas. Trata-se de quantas fontes de luz são usadas. O médico do seu bebê determinará se o bebê precisa de fototerapia e quantas unidades são necessárias. O bebê será colocado sob uma luz especial. Essa luz muda a forma da bilirrubina na pele. Durante o tratamento, os olhos do bebê ficam cobertos para proteção e conforto. O resto do corpo fica descoberto, exceto por uma fralda. Assim, a luz atinge grande parte da pele. A equipe mudará o bebê de posição com frequência para garantir que toda a pele seja exposta à luz.

Durante a fototerapia, o médico limitará a quantidade de pausas no tratamento. Se os níveis de bilirrubina não estiverem graves, o tratamento pode ser pausado para amamentação e contato de pele com pele. A equipe de saúde monitorará de perto os níveis de bilirrubina, a temperatura e as quantidades de líquido (hidratação) do bebê durante a fototerapia. Alimente o bebê com frequência, alimentá-lo de 8 a 12 vezes por dia ajudará a eliminar a bilirrubina.

Bebê com os olhos tampados fazendo fototerapia em uma incubadora hospitalar.
A fototerapia ajuda o corpo do bebê a destruir a bilirrubina mais rápido.

Manta de fototerapia

Outro método para tratar a icterícia utiliza uma manta de fibra óptica ou manta de fototerapia. O tratamento pode ser feito no hospital ou em casa. Para fazer a fototerapia em casa, a equipe médica fornecerá instruções por escrito de como usar a manta de fibra óptica ou manta de fototerapia. O seu médico pedirá um encaminhamento para saúde domiciliar.

A manta de fototerapia vem com uma proteção. Enrole o bebê em um cobertor. Certifique-se de que a parte iluminada e coberta da manta esteja em contato com a pele do bebê. Não bloqueie as aberturas de ventilação da caixa de fibra óptica.

Se estiver amamentando, continue amamentando durante a fototerapia em casa. Amamentar cedo e com frequência diminui os níveis de bilirrubina. Alimente o bebê de 8 a 12 vezes por dia. Você pode remover a manta para alimentar o bebê, mas ela deve ser colocada de volta na pele do bebê logo em seguida.

Durante o tratamento, é importante manter a pele do bebê limpa. Não use cremes nem óleos na pele do bebê. Troque a fralda do bebê com frequência. Confira a pele por baixo da manta a cada 2 horas ou sempre que trocar de fralda. Procure erupções na pele nessas regiões.

O bebê precisará de um acompanhamento com o médico para fazer um exame de sangue para verificar os níveis de bilirrubina. É importante ligar para o médico se a pele do bebê ficar vermelha, estiver irritada na região da fralda ou continuar amarela. Informe ao médico se o bebê estiver recusando o leite, não quiser acordar, demonstrar mudanças de atividade, estiver arqueando as costas ou pescoço, ou começar a soltar um choro agudo.

Por quanto tempo a fototerapia será necessária?

A fototerapia pode ser necessária de alguns dias a uma semana. Alguns bebês podem ir para casa do hospital e fazer a fototerapia com sistemas especiais de terapia domiciliar, como a manta de fototerapia. O médico determinará por quanto tempo o bebê precisa da terapia e se ela pode ser feita em casa. Seja qual for o local da terapia, será necessário limitar o tempo que o bebê passa fora das luzes. Isso serve para maximizar os resultados do tratamento.

Se os níveis de bilirrubina não estiverem altos demais, pode ser que você possa segurar o bebê para amamentar e contato pele a pele. Se os níveis de bilirrubina estiverem altos demais ou aumentando, o bebê pode receber líquidos por via intravenosa (IV) no hospital. Isso fará com que o bebê urine com mais frequência, para que a bilirrubina seja expelida do corpo o mais rapidamente possível. O nível de bilirrubina do seu bebê será observado atentamente pelo médico durante o tratamento de fototerapia. Isso ajudará a determinar quando a terapia poderá ser interrompida.

© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.
Powered by Krames by WebMD Ignite
About StayWell | Disclaimer